A expectativa chegou ao fim. Depois do atraso de quase 12 horas por causa da chuva que caiu na madrugada e no início da manhã desta sexta-feira (9), a alegoria gigante do galo ficou pronta por volta das 17h30. Agora, ele reina de forma soberana na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife.
Com seus mais de 30 metros de altura e 3,5 toneladas, a escultura está pronta para enfeitar a cidade, que abre oficialmente os festejos carnavalescos às 19h. Em 2018, o galo homenageia o folião. Carrega uma sombrinha de frevo e tem milhares de penas pintadas em estrutura de PVC. A escultura começou a ser montada na quinta-feira (8).
Outra novidade é a plataforma na qual foi colocada a alegoria, de onde sairão balões com trechos de frevos famosos. São canções cantadas por Nena Queiroga e Jota Michiles, os homenageados da festa de Momo do Recife em 2018.
O galo gigante é uma homenagem da cidade ao Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que chega aos 40 anos em 2018. Os criadores da alegoria também idealizaram um a iluminação especial, para garantir que os recifenses e turistas possam tirar fotos mesmo à noite.