O comissário aposentado da Polícia Civil, José Tadeu Vicente de Santana, 59 anos, esposo da delegada Beatriz Gibson, titular da Delegacia de Crimes Contra o Consumidor, foi vítima de latrocínio – assalto seguido de morte -, na tarde desta quinta-feira (1º), em San Martin, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Civil, por volta das 15h30, o carro em que ele estava foi abordado por dois homens que atiram nas costas do policial aposentado. O veículo e a arma da vítima foram levadas.
Tadeu Santana foi socorrido por um cabo da polícia do Rio Grande do Norte, que passava pelo local no momento do crime. Ele chegou a ser levado para o para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste da cidade. A equipe médica da unidade de saúde tentou reanimar o comissário aposentado, mas ele não resistiu aos ferimentos.
A ocorrência foi registrada pelo 12º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a PM, os suspeitos do crime fugiram levando o veículo, um Toyota Corolla de placa PCC-5444, e um revólver calibre 38 pertencentes ao policial aposentado.
Em entrevista à TV Jornal, o delegado Ricardo Silveira, responsável pelo caso, informou que o comissário, aposentado há pelo menos 10 anos, estava indo deixar uma pessoa na residência dela, na Rua Otaviano de Almeida Rosa. Quando ele parou o veículo e destravou as portas, os dois homens armados realizaram a abordagem, um de cada lado. “A testemunha informou que os suspeitos mandaram que os dois descessem do carro e assim que o fizeram, ela ouviu um disparo. O comissário foi atingido nas costas e saiu cambaleando até cair atrás do veículo”, contou o delegado.
Os suspeitos teriam entre 20 e 25 anos. Eles teriam se complicado para dar partida no carro e a testemunha aproveitou o momento para puxar o corpo de José Tadeu para o meio-fio. “O assaltante que estava do lado direito ainda teve tempo de obrigá-la a entregar a bolsa. A dupla fugiu no carro da vítima – um Toyota Corolla de placa PCC-5444 – levando celulares e outros pertences, como um revólver calibre 38, que ainda segundo a testemunha, estaria enrolado numa flanela. “O comissário não teria esboçado reação em nenhum momento”, acrescentou o delegado.
Amigos e família em choque
Após a morte ser confirmada, policiais e amigos do comissário começaram a chegar ao Hospital Getúlio Vargas. O coordenador setorial da Delegacia do Consumidor, André Leal, relatou que a delegada Beatriz Gibson soube da ocorrência quando estava em casa. “Ela ligou dizendo que tinha acabado de chegar em casa e tinha recebido a notícia, mas não tinha certeza, perguntando se eu sabia de alguma coisa. Foi quando eu desliguei o telefone, fui verificar e realmente confirmei o que tinha acontecido. Ela tinha acabado de chegar em casa, tinha vindo da casa da mãe, em Olinda”. Segundo André Leal, Beatriz “ficou apavorada” com a notícia da morte do marido.