Mais dois casos de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, foram confirmados, nesta quarta (20), em Pernambuco. Com isso, o estado totaliza nove notificações. São três confirmações e seis suspeitas, ainda em investigação.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informou que “todos os três pacientes com confirmação laboratorial têm histórico de viagem para fora de Pernambuco”.
Ainda segundo o governo, essas pessoas estiveram em locais que já confirmaram transmissão da doença. No comunicado o estado disse que “Pernambuco ainda não registra transmissão local”.
As duas novas confirmações são de pessoas residentes nos municípios do Recife (1) e Jaboatão dos Guararapes (1), na Região Metropolitana. São dois homens, de 20 e 29 anos.
O primeiro caso confirmado foi importado, envolvendo um morador de São Paulo. O homem saiu de Guarulhos para passar uma temporada no Grande Recife. Nos outros dois casos confirmados, houve infecção em viagens para locais com circulação do vírus.
Os seis casos em investigação envolvem pessoas que moram nas seguintes cidades: Recife (3), Jaboatão dos Guararapes (1), Abreu e Lima (1), além do Rio de Janeiro (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (2), 30 a 39 (1) e 40 a 49 (3), sendo cinco homens e uma mulher.
Dos nove casos notificados, oito estão em isolamento domiciliar, segundo estado. Um dos doentes está internado em unidade hospitalar privada, de acordo com o governo. Todos estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.
As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).