Os ritmos da cultura de raiz nordestina ecoam na 11ª edição do Festival Canavial, que, neste ano, rende homenagem ao encontro dos Cabras de Lampião de Serra Talhada e os Caboclos do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança através do tema “Celebrando o encontro entre os cabras e caboclos”.
Com programação gratuita, o festival começa nesta sexta-feira (15), na cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte, com uma festa de terreiro, às 21h30, na Chã de Camará. Na ocasião, acontece a estreia do espetáculo “Cabras e Caboclos”, da produtora André Lima.
“Ao longo desses anos, a gente veio visitando e participando em várias cidades que tem essa ligação dentro do movimento canavial”, explica Wanessa, produtora e integrante do Movimento Canavial. “Temos uma relação muito grande com os grupos de cultura popular. Nessa edição, a gente está trabalhando com outras manifestações: vai ter um cortejo, no sábado, com várias manifestações populares da região – boi de cara branca, orquestra de frevo, caboclinho, maracatu”, desenvolve.
No sábado (16) e domingo (17), será a vez da cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado, receber as atividades do festival, que reúne espetáculos, mostra, rodas de diálogos, shows e apresentações culturais. Um dos destaques da programação no município é o espetáculo “O Peru do Cão Coxo”, de Ariano Suassuna, às 17h, no Centro Cultural Galpão das Artes. As datas e horários de todas as atividades estão disponíveis em na página oficial do Facebook.
“A similaridade na cultura de resistência proporcionou esse espetáculo. O tema foi escolhido por causa dessa relação que já vem de alguns anos, do Maracatu Estrela de Ouro com o Cabras de Lampião”, continua. “É esse saber, esse conhecimento que o festival está enaltecendo, ampliando e valorizando”, afirma a produtora.